São José dos Pinhais elegeu neste domingo seus novos Conselheiros Tutelares

No último domingo (4) os moradores de São José dos Pinhais foram às urnas para escolherem os novos Conselheiros Tutelares. A votação aconteceu entre das 8h às 17h e surpreendeu pelo grande número de eleitores participantes. Para as 10 vagas existentes (cinco na regional Centro e outras cinco na regional Afonso Pena) concorriam 46 candidatos. Esta foi a primeira vez que a eleição para Conselheiros aconteceu em mesma data no Brasil inteiro.

Apesar de o voto ser facultativo a eleição para Conselheiros Tutelares deste ano alcançou um número histórico. Com a participação de 8.377 eleitores, essa foi a maior votação já realizada no Município. Estavam aptos a votar eleitores de São José dos Pinhais, maiores de 16 anos, que possuíssem título eleitoral válido acompanhado de documento de identidade com foto. No Centro, o Colégio Estadual Costa Viana foi o local de votação, já no bairro Afonso Pena ela aconteceu na Faculdade da Indústria (Famec).

Todo processo da eleição foi conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e acompanhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que no dia da votação colocou mais de 170 servidores da pasta para atuarem na organização do pleito.

A apuração da eleição foi aberta ao público e começou a ser realizada às 18h no Centro de Referência da Pessoa Idosa (Casa do Idoso), localizado no bairro Cidade Jardim. Tanto a votação, quanto a contagem das cédulas, foi acompanhada pelo Ministério Público, através da participação da promotora de Justiça da Vara de Infância e Juventude da Comarca de São José dos Pinhais, Clemen Sílvia L.P.B. Gomes, e pela Procuradoria Geral do Município, através da procuradora Inger Kalben Silva e da advogada Patrícia da Silveira.

Próximo às 21h a contagem foi encerrada e os candidatos mais votados já eram conhecidos. Agora aqueles que tiverem a sua votação homologada pelo CMDCA atuarão como Conselheiros Tutelares entre 2016 e 2019, tomando posse do seu cargo no dia 10 de janeiro de 2016.

Votação dos candidatos:

Contagem de Votos Afonso Pena